15/01/2019

TURIÚBA CELEBRA ENCONTRO DE BANDEIRAS

O Município de Turiúba amanheceu festivo no dia 13 de janeiro, afinal o colorido tradicional das roupas e as cantorias da Festa de Folias de Reis, celebrando o Encontro de Bandeiras, tomaram conta da Praça da Matriz neste dia.

A festa de Santos Reis, ou Folia de Reis, é uma festa católica que celebra a visita dos 3 Reis Magos “Melchior, Baltazar e Gaspar” ao Menino Jesus. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal são comemorados por grupos que visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Estas manifestações festivas estendem-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalinos.

Ás nove horas da manhã foi celebrada a Santa Missa na Igreja Matriz de Turiúba pelo Administrador Paroquial Padre Edivaldo Medeiros, um dos momentos mais marcantes foi a entrada do senhor Zé Legal que mesmo debilitado por motivos de saúde marcou presença no Encontro de Bandeiras.

Foi servido um delicioso almoço gratuitamente a todos os presentes, os alimentos foram doados por munícipes e colaboradores de outras cidades.

Conforme partilha dos organizadores, os encontros cantam a alegria do nascimento do Menino Jesus, e a visita dos três Reis Magos na caminhada para presentear o filho de Deus. É por meio da dança que uma das passagens mais importante do Cristianismo é relembrada. “Tem pessoas que até choram quando as Companhias de Reis chegam e começam a cantar”.

Na ocasião a Comissão Organizadora teceu agradecimentos à equipe de voluntários que não mediram esforços para a realização de mais um encontro de bandeiras, a Câmara de Vereadores, ao Padre Edivaldo, Administrador da Paróquia São Vicente de Paulo ao público presente que prestigiou as companhias, ao amigo Paulino Trindade que gentilmente cedeu suas fotos e a Prefeitura Municipal de Turiúba na pessoa do senhor Prefeito Rubens Fernando de Souza, o “Nandão”, por grandiosa colaboração.