14/11/2018

XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TURIUBA.

No dia 08 de Novembro de 2018, aconteceu a 7ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente em Turiuba, com o tema: “PROTEÇÃO INTEGRAL, DIVERSIDADE E O ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS”. O evento foi realizado pela primeira vez na Escola Estadual Octaviano Cardoso, e essa parceria foi imprescindível para garantir a presença e o acesso massivo do público cativo e protagonista dessa Conferência: crianças e adolescentes. Portanto, o CMDCA, agradece em primeiro lugar a equipe da Octaviano Cardoso, e a parceria e dedicação da diretora e também conselheira municipal de direitos da criança e adolescente, Osmeralda Viana Do Carmo. Obrigada por acolher a todos e tornar esse momento possível junto a outros atores. Agradecemos o corpo de Conselheiros de Diretos, aos Conselheiros Tutelares, a equipe CRAS, e Secretaria Municipal de Assistência Social, obrigada também por contribuírem diretamente na organização, ao corpo Legislativo, ao Executivo, senhor prefeito Rubens Fernando - Nandão e vice-prefeito Jorge Molina, a primeira dama Eleoenes B Souza.
Gostaríamos de agradecer infinitamente a nutricionista Emily Moreira, e sua equipe da cozinha piloto pela execução do almoço maravilhoso e organização e limpeza.
Agradecemos por último, a todos os profissionais que conduziram as discussões nos 5 eixos temáticos, que trataram de maneira lúdica e simples os aspectos centrais dessa conferência! Só podemos agradecer e ter a certeza de que ninguém rema sozinho em direções importantes como esta, de ajudar a construir e delinear as políticas públicas para infância e juventude, asseguradas pela CF/88 e pelo ECA/90. São 30 anos de lutas que ainda não foram todas vencidas. Ainda somos um dos países que lideram as listas de violências contras crianças e adolescentes, ainda temos um alto índice de trabalho infantil, de casamentos infantis (comparados aos de países muçulmanos), ainda agredimos, violentamos emocional, física e sexualmente nossas crianças e adolescentes a números exorbitantes e subnotificados, e por tudo isso, mover uma conferência municipal fortalece o processo democrático uma vez que é instrumento legítimo de espaço de fala desta mesma democracia, jovem, exaurida, mas resistente e cheia de coragem pra lutar por avanços e garantir o que já foi conquistado.