14/06/2018

CRAS DE TURIUBA PROMOVE IV SEMANA MUNICIPAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Entre os dias 15 a 18 de Maio, o Centro de Referência de Assistência Social de Turiúba promoveu uma série de eventos em prol ao combate contra o abuso e exploração Sexual de crianças e adolescentes. A semana contou com dois espetáculos teatrais: “Pelo Nosso Amor”, voltado ao público adolescente e adulto, e “O segredo de Leo”, que trabalhou a temática de forma lúdica para trazer o tema junto ao público infantil. Os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo do CRAS realizaram por sua vez uma Oficina de Arte Combativa com a psicóloga, Gabriella Barbosa, de Votuporanga, onde puderam expressar através da produção de telas toda sua subjetividade pensando o tema.

Foi realizada também uma caminhada junto às escolas parceiras Octaviano Cardoso e EMEF Profª Sebastiana Alvares Correia, contando também com a parceria da saúde.

As escolas CMEI e EMEF puderam contar durante a semana com as orientações da psicóloga do CRAS, Evelyn Marcélin, durante os horários de ATPC.

Finalizando as atividades semanais, foi realizada uma mesa redonda conduzida pela Defensoria Pública de Araçatuba, onde foram expostas as telas produzidas pelos adolescentes do CRAS, foi um momento voltado à comunidade, onde foi possível uma conversa esclarecedora sobre o tema, retirando dúvidas, desmistificando e orientando.

Portando, a Secretaria Social e o CRAS, agradecem a todos os parceiros: Saúde, Educação, Cultura, Conselhos de Direito, Legislativo e Executivo. Sobretudo, é preciso agradecer a equipe CRAS, que se engaja sempre na organização e mobilização de temas e debates importantes a serem pensados junto à comunidade. Sem grandes parceiros não seria possível fazer grandes eventos e de tamanha importância para prevenir e garantir o acesso ao direito à proteção de crianças e adolescentes. Entendemos que campanhas comunitárias como está trazem visibilidade a temas delicados e que necessitam do debate público para evoluir.