14/05/2018

RODA DE CONVERSA SOBRE MATERNIDADE CONSCIENTE NO CRAS DE TURIUBA

O mês de maio se caracteriza também como mês das mães. O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS acredita e entende que, há múltiplos modelos familiares, e que o fator maior de relevância para o bom desenvolvimento infantil está ligado a qualidade do cuidado e afeto, e não necessariamente ao agente em si. Também há uma preocupação em trazer para o debate e problematização junto às famílias de PAIF, o que toda essa carga social trás no papel de maternar? Quanto machismo e obrigatoriedades a sociedade impõe nesse papel da mulher enquanto mãe?! Quais cargas emocionais estão ligadas a esses processos? Por tudo isso, a psicóloga, terapeuta especializada no feminino e doula, Val Teixeira, de São José do Rio Preto, esteve no dia 09 de Maio, presente no CRAS de Turiúba para uma roda de conversa com as mulheres, as mesmas puderam também levar os filhos, caso não tivessem outra opção, pois foi montado um ambiente pedagógico, com cama elástica, brinquedos, desenhos e monitores para auxiliar nesse momento, permitindo que as mulheres ficassem tranquilas para participarem e se atentarem a esse momento voltado a ela. Foi um momento importante, sensível e que demonstrou adesão dessas mulheres ao tema. A equipe agradece a parceria com a Secretaria Social, a profissional, agradece o envolvimento de toda equipe para que esse momento fosse possível, agradece também ao prefeito, Rubens Fernando de Souza “Nando” e vice-prefeito Jorge Augusto Molina por sempre apoiarem essas ações compreendendo a importância de que elas perpassem pelo serviço do CRAS.

É necessário que se agradeça em especial ao público, as famílias que frequentam o serviço do CRAS que enchem de sentido sua existência e cada ação que é realizada! Que os momentos de debate se reproduzam e sempre possam fazer parte do ambiente do CRAS a partir da compreensão de uma gestão pública e uma gestão da política de assistência social que pensa e prima para que a população seja acolhida, informada e possa sempre estar num movimento de aprendizagem.