05/02/2018

DIRETORIA DE ESPORTES DE TURIÚBA DIVULGA RESULTADOS DA 22ª EDIÇÃO DOS JOGOS REGIONAIS DO IDOSO NA CIDADE DE ANDRADINA-SP

Entre os dias 23 a 26 de Janeiro o município de Turiúba esteve envolvido em uma das competições mais importantes do calendário esportivo do estado de São Paulo: o JORI (Jogos regionais do Idoso) que este ano completou sua 22ºedição e foi realizado pela primeira vez na cidade de Andradina-SP popularmente conhecida como a “Terra do Rei do Gado”.

O JORI é um evento esportivo realizado em etapas no interior e na Capital, promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e o município anfitrião dos jogos. O objetivo principal do JORI é de estimular a população idosa à prática de atividades esportivas, promovendo o bem estar, lazer e principalmente uma vida mais ativa. Criado em 1996, o JORI oferece 14 modalidades diferentes e adaptadas para o publico idoso masculino e feminino: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol Adaptado e Xadrez.

Ao todo 68 municípios pertencentes das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto disputaram o certame esportivo em Andradina, contabilizando 2.324 pessoas entre atletas, comissões técnicas e comitê organizador. “Foram dias calorosos na “Terra do Rei Gado”, ver a dedicação, comprometimento e a humildade de nossos atletas que se doaram ao máximo em cada disputa nas modalidades que competimos, sempre será lembrada pela nossa comissão técnica”, destacou o Diretor de Esportes de Turiúba Professor de Educação Física (Cref 058069 G-SP) Cleber Luiz Bonfim.

Ainda segundo o Diretor de Esportes Professor Cleber Bonfim, no nosso país cada pessoa com idade igual ou superior a 60 anos é considerada como idoso de acordo com o Estatuto do Idoso “porém é importante destacar que essa terminologia não está e também não deve ser associada com fragilidade ou invalidez, pessoas com 60 anos ou mais, estão plenamente aptas para realizar atividades cotidianas, laborais, físicas e intelectuais”, finalizou o diretor.

Segundo pesquisas atualmente temos mais de 20 milhões de idosos no Brasil, estima-se que em 2025 serão 32 milhões e que em 2050 o número de pessoas idosas será maior ou igual ao de crianças e jovens de 0 a 15 anos. Analisar estes dados é extremamente importante, pois a mudança do perfil populacional leva a mudanças no atendimento direto e indireto da população como serviços básicos e garantia dos direitos a vida,  liberdade, dignidade, lazer e a saúde.

Na classificação geral da competição dos 68 municípios que disputaram os Jogos, o município de Turiúba ficou em 46º lugar, completaram a delegação Turiubense Elena Doimo e Flauzina Silva (Dominó Feminino), Antônio Mantelato e Pedro Mantelato (Truco), Paulino Trindade e Antônio Bonfim (Dominó Masculino), Aparecida Quintilhiano (Preta) e Fátima Bernardes (Buraco Feminino), Antônio Meireles (Atletismo), Antônio Ferraz, Serlem Silva e Nicodemos Manuel (Malha). O Professor Cleber dirigiu agradecimentos aos membros da delegação, Professora de Educação Física Seluza Meireles (Cref 033735G-S/P) uma grande incentivadora dos jogos, ao Professor de Educação Física Vanderlei Ribeiro, estagiários Gervásio Netto e Thiago Souza pela dedicação para com nossos atletas a monitora Nair Ricardo ao motoristas José Marcelino e Lamartine Borges, ao amigo e monitor Adail Ramalho das quais suas fotos ilustram esta reportagem, sempre presente nos eventos esportivos, ao fiscal municipal Saulo Capelari, ao Fundo Social de Solidariedade na pessoa da Primeira Dama Eleoenes e ao Prefeito Municipal Rubens Fernando (Nandão) por ter proporcionado condições favoráveis e essenciais para que nossa participação fosse possível nesta competição.