02/02/2018

TURIÚBA CELEBRA 10º ENCONTRO DE BANDEIRAS

O Município de Turiúba amanheceu festivo no dia 16 de janeiro, afinal o colorido tradicional das roupas e as cantorias da Festa de Folias de Reis, celebrando o 10º Encontro de Bandeiras, tomaram conta da Praça da Matriz neste dia.

A festa de Santos Reis, ou Folia de Reis, é uma festa católica que celebra a visita dos 3 Reis Magos “Melchior, Baltazar e Gaspar” ao Menino Jesus. Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal são comemorados por grupos que visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Estas manifestações festivas estendem-se até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalinos.

De acordo com o senhor José Alvares Correia Sobrinho, o popular “Zé Legal”, presidente da Comissão responsável pela organização do evento, este ano superou o número de companhias de Folia de Reis, totalizando 10 (dez) que abrilhantaram a festividade, além da presença do terno de congo que marcou presença pelo segundo ano consecutivo.

Foi servido um delicioso almoço gratuitamente a todos os presentes, os alimentos foram doados por munícipes e colaboradores de outras cidades.

Conforme partilha dos organizadores, os encontros cantam a alegria do nascimento do Menino Jesus, e a visita dos três Reis Magos na caminhada para presentear o filho de Deus. É por meio da dança que uma das passagens mais importante do Cristianismo é relembrada. “Tem pessoas que até choram quando as Companhias de Reis chegam e começam a cantar” relatou o senhor Zé Legal.

Na ocasião o Presidente da Comissão Organizadora teceu agradecimentos à equipe de voluntários que não mediram esforços para a realização de mais um encontro de bandeiras, a Câmara de Vereadores, ao Padre Edivaldo, Administrador da Paróquia São Vicente de Paulo ao público presente que prestigiou as companhias, a Prefeitura Municipal de Turiúba na pessoa do senhor Prefeito Rubens Fernando de Souza, o “Nandão”, por grandiosa colaboração.

E aproveitou para registrar a saudade dos companheiros que esse ano não “cantaram reis” com os demais: “Na missa de abertura nós demos graças a Deus pela vida e por termos convivido com o Ozílio Albino Sampaio, popular Zilão, e a Sra. Eunice Caires Barbosa, a querida Dona Nice, que ainda em 2017 estavam conosco e que tanto gosto tinham por esta festa e esta devoção”, completou o emocionado Zé Legal.

As companhias presentes são as seguintes: Companhia do Resplendor do Oriente – Sebastianópolis do Sul, Companhia Renascer com Cristo – Auriflama, Companhia Terno de Reis – Votuporanga, Companhia Nova União – General Salgado, Companhia Coração – Planalto, Companhia dos Três Reis Magos Iluminados pela Estrela Guia – Birigui, Companhia Irmãos Florenço – José Bonifácio, Companhia São Mateus – Santa Albertina, Companhia do Zé Abrão – Sebastianópolis do Sul, Companhia Estrela Guia – Nhandeara e Terno de Congada de Jacui-MG.