14/11/2017

Trabalho de prevenção e cuidados com escorpiões é realizado em Turiúba

A equipe municipal de saúde do município de Turiúba no dia 11 de novembro em parceria com a Prefeitura Municipal de Turiúba mobilizou e alertou a população para ações de prevenção e cuidados em casos de aparecimento de escorpiões, comuns nesta época do ano. A orientação dos munícipes é fundamental para evitar acidentes e sua presença. As medidas preventivas são: verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los, limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura, mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede, evite que lençóis toquem o chão, feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões, use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques. O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou o pé no escorpião.

Os inseticidas e outros produtos não são eficazes contra escorpiões e podem gerar mais riscos de acidentes.